Capa do Atlas Temático - Migrações Internacionais na Região Sul

Atlas Temático: migrações internacionais na Região Sul

A consolidação do Brasil na rota das migrações internacionais, no século XXI, revela novos espaços dessas migrações nas diferentes regiões do país. A Região Sul também se inclui nesse cenário migratório neste século, tanto com fluxos migratórios oriundos de países europeus – característicos das especificidades turísticas da região e de investimentos do capital transnacional – quanto com fluxos migratórios advindos do Sul Global.

No contexto da mobilidade do capital, mesclam-se imigrantes internacionais de alta qualificação profissional com imigrantes de menor escolaridade e ocupações, merecendo, portanto, este olhar das migrações transnacionais nas diferentes unidades da federação da Região Sul.

Assim, na nova face do fenômeno migratório na Região Sul, é preciso que se incorpore a presença de imigrantes internacionais, solicitantes de refúgio e refugiados. Conhecer o Brasil e a Região Sul e as suas migrações internacionais no século XXI permite dar visibilidade à presença de sujeitos migrantes na promoção e garantia dos direitos humanos em sua permanência ou transitoriedade nas cidades sulistas.

A elaboração deste Atlas Temático do Observatório das Migrações em São Paulo e Observatório das Migrações de Londrina – Migrações Internacionais na Região Sul tornou-se possível com a licença de dois semestres, que me foi concedida pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, para a realização do pós-doutrorado no Programa de Pós-doutorado do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – NEPO/Unicamp, sob orientação da Prof.ª Rosana Baeninger. O Atlas sintetiza um esforço coletivo e retrata, de um lado, a preocupação teórico-metodológica para a compreensão das questões demográficas do século XXI e, de outro lado, o compromisso social da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Estadual de Campinas com as condições de vida de imigrantes internacionais em nosso país.

A publicação foi lançada em 2020, pode ser lida gratuitamente e tem a autoria das Professoras Cláudia Siqueira Baltar (UEL/ Observatório das Migrações de Londrina) e Rosana Baeninger (NEPO-UNICAMP/ Observatório das Migrações em São Paulo), e do Professor Ronaldo Baltar (UEL / Observatório das Migrações de Londrina). Com dados do SISMIGRA, CONARE, RAIS, INEP e outros.

Consultar o Atlas

Imagem ilustrativa do Gráfico do Atlas das migrações internacionais da região sul
Exemplo de gráfico do Atlas Temático das Migrações Internacionais da Região Sul - 2020